Uma comissão do Consu-Pontal, composta por: Reginaldo Alencar; Nunes; Adriana; Fábio Júnior; Francisca Ribeiro; Ricardo Maia e o advogado, Dr. José Neto, participaram de uma reunião com o deputado federal Fernando Filho, intermediada pelo vereador Wenderson Batista - Pé de Galo e pelo professor Zé Batista, na última sexta-feira (24).
Na ocasião foram apresentadas propostas resolutivas para que o mesmo intervenha junto a CODEVASF, no sentido de proporcionar segurança hídrica e minimizar o impacto ambiental no pontal Central.
Além da insegurança hídrica que assombra os 452 agricultores familiares que vivem às margens do Riacho do Pontal, agora estamos sendo impactados por sais oriundos dos projetos de irrigação Maria Tereza e Pontal Sul, no interior de Petrolina-PE.
“No ano passado perdemos culturas como mamão e hortaliças, tivemos reduções de até 80% nas produções de frutas provocadas pela salinidade nas águas de sete barragens do Riacho do Pontal. Estamos realizando mensalmente análises químicas de água das oito barragens do sistema Riacho do Pontal. Até o momento só a barragem de amargosa esta dentro do padrão para irrigação nos requisitos Salinidade e condutividade elétrica”, destacou Reginaldo Alencar, presidente do Consu-Pontal.
Os 452 agricultores familiares do Pontal Central irrigam hoje mais de 700 hectares, com potencial para irrigar até 2.100 hectares, geram 850 empregos diretos.
Fonte: Consu-Pontal
O conteúdo do Blog Notícias em Destaque é aberto e pode ser reproduzido por terceiros desde que a fonte seja citada.
Siga nossas redes sociais:
Comentários: